11 de setembro de 2007


Por: Isdhu Honeydelafontis@gmail.com

A fauna de concreto paulistana.
6emeia

Por: Isdhu Honey
É notória uma cidade como São Paulo e toda sua velocidade habitual esconder e guardar belezas.
Os poucos que se aventuram, fugindo do corriqueiro e desviam seu olhar da tensa linha do horizonte acinzentada, segredos são revelados. O que já não é mais segredo aos moradores dos bairros do Bom Retiro, Barra Funda, Santa Cecília e Higienópolis da região central de São Paulo e também para o bairro do Campo Limpo na Zona Sul.
Os moradores desses bairros já perceberam quão grande é a mudança quando alterados pequenos detalhes que compõe o seu ambiente cotidiano.
Acostumaram-se e viram nascer e procriar-se muito rapidamente uma nova fauna de animais em São Paulo. Uma fauna de animais de concreto. Bueiros amanheceram com uma nova identidade e valor. Neles foram pintados animais e personagens. Aproveitando a base que os bueiros apresentam, como o seu formato quadrado com orifícios e uma boca por onde escorre a água e os demais objetos jogados ao esquecimento pela população, o Projeto 6emeia iniciou uma intervenção artística das mais inusitadas e criativas dos últimos tempos na cidade.
Ao criá-los, o Projeto 6emeia consegue modificar não só o ambiente em que se localiza o bueiro, jogando lá sua criatividade e toda sua paleta de cores, como também consegue mudar com as mais diversas reações os pedestres e transeuntes do local.
Inevitavelmente aqueles que por ali passam, ao perceberem e olharem para o bueiro fazem uma série de perguntas e reflexões, indagando-se de como um simples e esquecido bueiro transformou-se em algo tão inusitado e sugestivo.
Leva também a questões como conservação, renovação e modificação do meio ao qual vivemos.
Num lugar como São Paulo, onde o prefeito e seus subsecretários ainda teimam em monopolizar as cores da cidade somente em bege e cinza, e pouco valorizar esse tipo de arte, inclusive apagando alguns trabalhos ignorantemente, trabalhos como os do Projeto 6emeia destoam na paisagem. Seja fazendo as pessoas olharem para baixo ou mesmo fazendo-as acreditar na melhoria do bem estar comum dentro da sociedade. Sendo como gotas coloridas espalhadas dentro de um balde cinza/bege.
O Projeto 6emeia é composto pelos artistas Anderson Augusto e Leonardo Delafuente, mais conhecidos como SÃO e D lafuen T, que há tempos graffitam pelas ruas da cidade, desenvolvendo esse projeto há mais de um ano juntos.
O resultado do trabalho do Projeto 6emeia pode ser conferido durante os meses de agosto e setembro no Bar Berlim, que fica na Barra Funda e expõe fotos realizadas pela dupla, que são tiradas no final de cada bueiro pintado.
Vale a pena conferir!

Info:
www.6emeia.com

Local : Bar Berlin
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 85Barra Funda São Paulo. (0xx11) 3392-4594

















Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal esse trabalho, principalmente em SP.
Mas melhor ainda é ve-lo por todo canto...valorizado, principalmente.
Aqui, por aqui já ouvi comentários pessimistas sobre essa arte, dizem que "nao combina" com o clima da cidade. o.O Dá pra acreditar?!

Parabéns aos artistas e aos multiplicadores!!!

Clau