30 de julho de 2011

Referências em arte utilizadas no filme Drácula, de Bram Stoker com direção de Francis Ford Copolla.

Por Iomar Travaglin

Embora seja descrito e conhecido desde épocas remotas, o vampiro, ou o ser que se alimenta de sangue humano, se encontra na questão do mito e de algumas situações isoladas de pessoas que sofriam de determinadas doenças físicas ou psicológicas. Mesmo assim, o fascínio que o vampirismo possui é estar associado a crença da imortalidade e da juventude eterna, temas que sempre suscitaram interesse. Referências modernas sobre o assunto estão longe de se esgotar na arte e na mídia, e muitas são as alusões cinematográficas e televisivas que abordam a figura do vampiro. Em literatura podemos dizer que sua origem esteja vinculada principalmente a John Polidori que no final do século dezoito e início do século dezenove escreveu um conto sobre um aristocrata que se alimentava de sangue humano. Segundo estudiosos do assunto, Polidori teria se baseado, analogicamente, em Lord Byron, seu amigo e ícone maior do Romantismo. O conto fez relativo sucesso e originalmente publicado num periódico, no entanto, foi atribuído ao próprio Byron que possuia obra literária mais relevante levando seu autor ao desencanto como escritor. Este texto não foi o único a falar de vampiros, mas, anos mais tarde outro escritor faria um sucesso sem precedentes com a mesma temática: Drácula escrito por Abraham "Bram" Stoker se baseou, todavia em um personagem histórico conhecido pela crueldade para com os inimigos. Esse personagem, Vlad Tepes ou Vlad III, viveu na Transilvânia no século XV era governador da Valáquia um principado dessa região. O nome Drácula, na verdade, deriva do titulo herdado por Vlad pelo pai, Vlad II, cavaleiro da Ordem do Dragão ou Dracul e Drache titulo de nobreza dessa dinastia. A junção desses nomes, mais Drac do folclore romeno que significa Diabo, provavelmente inspirou o autor a criar seu personagem conhecido, na vida real, pela extrema crueldade e segundo seus contemporâneos como tendo “sede de sangue”. A partir desse momento o Vampiro histórico e o nome Drácula se tornaram sinônimos.


A versão cinematográfica de Drácula, pelo diretor Francis Ford Copolla, pretendia ser definitiva. Porem deve seu reconhecimento e sucesso à produção, o figurino de Eiko Ishioka, ressaltados pelas referências artísticas, e seu ator, Gary Oldman, que incorpora o sinistro personagem. Visualmente magnífico no sentido de criar em todo seu trajeto um clima em claros e escuros, como contraponto, entre o bem e o mal, é também, muito interessante pela maneira em que foi concebido. Entre outras seqüências de interesse, a parte em que o personagem principal segue sua amada pelas ruas de Londres onde se exibe um filme nos primórdios do cinema e sua criação é de rara beleza, já que reproduz a cena em branco e preto como se fosse o cinema de então. No geral, utilizando a pintura e a caracterização histórica para compor o personagem que renega a Deus pela morte de sua amada, o filme mostra todo o tormento do personagem interpretado de forma magistral pelo ator principal.

Abaixo, alguns exemplos de referências utilizadas na produção e figurino:

Cena do filme com personagem baseado na pintura de Gustav Klimt.
Retrato de Adele Bloch-Boucher I.
Pintado em 1907 seguido de O beijo. The Kiss. 1907-1908.
Nesta cena visível atrás do personagem e embaixo,
referência ao auto-retrato de Dürer pintado em 1500.

Albert Dürer.
Auto-retrato com 28 anos
Eiko Ishioka buscou referências na pintura de M.C. Hiert:
retrato de Margareth Bromsen (1641).


Título original: Bram Stoker´s Dracula
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reeves, Anthony Hopkins, Tom Waits, Richart E. Grant, Monica Belluci, Cary Elwes, Sadie Frost, Bill Campbel
Duração: 117 min.

>>Para saber mais sobre o figurino visite o site:
http://184.172.141.210/~cinea270//index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=27

>>Veja também alguns mitos sobre a figura do vampiro no seguinte site:
http://www.carcasse.com/sepia/des-dracula.htm
>>Outro site de interesse:
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/seres/vampiros.htm

Nenhum comentário: