14 de setembro de 2008


Por: Iomar Travaglin
itravaglin@yahoo.com.br
Pânico nos bastidores apresenta o teatro pelo mestre do suspense
Stage Fright.
Por: Iomar Travaglin

Alfred Hitchcook costumava dizer que este filme foi um erro porque possui no roteiro uma informação falsa dada em flashback que engana o espectador. Analisando a história vemos que talvez tenha exagerado em sua autocrítica. O filme na realidade é um primor pela caracterização ambígua e totalmente irreverente. Mostra uma atriz de sucesso, Charlotte Inwood, que pede ajuda ao amante para encobrir o assassinato de seu marido fazendo com que o rapaz seja o principal suspeito. Marlene Dietrich mais uma vez mostra que pode interpretar personagens fatais sem exagero e com perfeição. Jane Wilman no papel da atriz aspirante que acredita na inocência do principal suspeito também se sai bem e forma interessante contraste com Dietrich em papel ingênuo e, às vezes, histriônico. Repare na cena da abertura com o dialogo no carro em disparada, na outra cena onde a câmera “atravessa” a porta no inicio do filme, mostrando que o diretor era extremamente competente nos efeitos visuais. Preste atenção no famoso guarda roupa desenhado por Dior, nas jóias das famosas joalherias Van Cleef & Arpels e Cartier e em Dietrich cantando La Vie em Rose. Com diálogos inteligentes e direção irrepreensível com as costumeiras reviravoltas o filme ainda possui uma fotografia primorosa em preto e branco de Wilkie Cooper.
De um modo geral os atores estão ótimos destacando, além dos principais, Alastair Sim, Sybil Thorndike, famosos atores de origem teatral. Esta relação faz com que o filme permaneça como marco do diretor que uniu suspense e assassinato já desvendado no inicio do filme, mas, que no final se revela uma grande farsa.
GRAND GUIGNOL
Criado em 1895 em Montmart por Oscar Métenier a companhia Grand Théatre Grand Guignol foi sem dúvida uma das mais significativas manifestações teatrais. Sua principal característica foi apresentar peças de terror. O nome Guignol vem de um personagem de fantoche criado na França no século XVIII violento e satírico. As produções possuíam como principal característica enredos violentos e macabros. A peça Le Jardin des suplices (1899), de Octave Mirbeau foi uma das montagens mais conhecidas e muitos trabalhos adaptados pela companhia tiveram como gênese autores como Edgar Allan Poe. Durante sessenta anos o teatro funcionou como um “point” macabro havendo inclusive médicos contratados para atender os espectadores que desmaiavam durante as apresentações. Os atores do Gran Guignol faziam um misto de representação e truques utilizando efeitos especiais extremamente convincentes. Uma das técnicas era a mistura de carmim e glicerina que quando juntas coagulavam como o sangue chegando até a gerar mal estar nas produções. O sucesso era medido pelo número de pessoas que passavam mal, pois, segundo os organizadores e diretores, isto consequentemente provava o êxito dos truques e encenações. O modelo parisiense permaneceu até hoje e a expressão Grand Guignol traduz representações com estas características. Muitas foram às tentativas de se levar o gênero para outros paises sem, contudo, conseguir o êxito alcançado em Paris. Houve muitas produções em filmes e literatura sobre o Grand Guignol, porém a mais conhecida é aquela apresentada no filme Entrevista com o Vampiro de Neil Jordan produzido em 1994 sobre a história de Anne Rice. No filme o personagem de Antonio Bandeiras faz parte do teatro e sendo vampiro possuía a grande premissa de atuar com “realismo” nas cenas de horror fazendo uma ponte com a veracidade das apresentações do lendário grupo teatral. O Grande Guignol, representando um gênero altamente teatral e especializado, foi inovador no quesito “mise em scéne” e na relação com a platéia, fazendo com que se torne um importante estudo de gênero e relevância artística.



O enigmático rosto de Dietrich como Charlotte Inwood na cena principal do filme.

A atriz Jane Wilman e Hitchcock aos 38 minutos do filme.


_______________________________________
Pânico nos bastidores (1950)
Título original: Stage Fright.
Duração: 110 min.
Gênero: Suspense.
Direção e produção: Alfred Hitchcock.

Site de interesse:
http://www.grandguignol.com/

Nenhum comentário: